Se você está começando a sua reserva para a aposentadoria aos 40 anos, considere isto ao investir

76

Chegar aos 40 coloca a necessidade de reservas financeiras para a aposentadoria no topo da sua lista de prioridades e, felizmente, os anos de experiência te deixaram mais sábio.

Entretanto, o maior desafio ao economizar para a aposentadoria nessa fase da vida, é que será difícil superar o valor do dinheiro não economizado ao longo dos anos. Pois este dinheiro nao está rendendo para você e, para muitos, isso pode parecer um obstáculo.

Mas a boa notícia é que ainda dá tempo se você tiver o plano certo. Neste conteúdo, você vai conhecer 8 pontos importantes para considerar ao investir se você está começando a sua reserva para a aposentadoria aos 40 anos.

1. Concentre-se

Aos 40 anos, normalmente estamos em uma fase da vida que a carreira está a todo vapor, você tem dificuldades para dar atenção aos filhos e cuidar dos pais idosos. É por isso que não pode haver distrações, você precisa se comprometer a compensar o tempo perdido. 

Comece preenchendo as lacunas em seu conhecimento de investimento, definindo algumas expectativas razoáveis ​​para si mesmo e conversando com um consultor financeiro se necessário. Lembre-se que você não vai conseguir colher os benefícios do investimento para a aposentadoria se nunca começar.

2. Conheça e encare os riscos

Ao começar investir aos 40 anos, é importante entender a distinção entre tolerância ao risco e capacidade de risco. O primeiro é quanto risco você se sente confortável em correr, o segundo é sobre quanto risco você precisa assumir para atingir seus objetivos de investimento. 

Pensar a longo prazo te fará alcançar o sucesso. Se você começar a economizar para a aposentadoria aos 40 anos, terá que considerar quanto tempo é necessário para se recuperar de uma correção ou recessão do mercado.

3. Escolha o local correto do ativo

Se você ainda não iniciou nenhum tipo de reserva, dê o primeiro passo. Dito isso, pense que colocar todos os ovos de seu investimento em uma única cesta pode ser problemático. Portanto, é necessário que você decida se vale a pena investir com a sua conta de aposentadoria ou irá criar outra reserva para isso.

Lembre-se dos custos atribuíveis para colocar o ativo no local e em condição necessária para funcionar da maneira que você pretende.

4. Lembre-se de que a consistência é importante

Começara a economizar aos 40, pode aumentar a pressão para contribuir com grandes quantias, mas você precisa se concentrar no que realmente é consistente, pois para conseguir consistência de resultados, é preciso esperar.

A consistência é relevante porque indica qual a probabilidade histórica do investimento se superar em um período aleatório de 1 ano e, para isso, você precisa ter calpa para avaliar o desempenho.

5. Cuidado com os erros comuns de investimento

Assim como há coisas que você deve fazer ao iniciar sua economia, também existem outras coisas que devem ser evitadas. 

Cometer erros táticos e psicológicos te fazem perder oportunidades ou adotar uma mentalidade de rebanho. Portanto, não tome decisões por impulso, isso vai melhorar as suas chances de se preparar para o sucesso.

6. Seja realista e priorize

Você pode presumir que pode simplesmente trabalhar mais para compensar o tempo perdido ao poupara para a aposentadoria, mas tenha em mente que a vida pode ter outros planos para você, como um problema de saúde ou uma demissão. Pense como seria não poder trabalhar por mais tempo e, se puder, considere isso como uma situação em que todos ganham.

Não permita que outras metas financeiras te atrapalhe quando começar a economizar, pois muitos pais se desviam ao economizar para a educação dos filhos, mas se você atingiu a meia-idade com zero de poupança para a aposentadoria, a faculdade dos filhos pode ficar em segundo plano.

7. Descubra o que funciona para você

Uma das armadilhas mais fáceis de cair ao começar a investir é ouvir a multidão. Se você está começando a economizar para a aposentadoria aos 40 anos, não tem tempo para conselhos ruins. Perseguir tendências, por exemplo, pode causar problemas se uma ação que você pensou que seria boa, for ruim. 

Siga a sua estratégia de investimento e garanta que a alocação de seu portfólio corresponda à sua tolerância ao risco, pois o mercado de ações é um ambiente volátil e, para estar nele, você precisa entender que haverá dias bons e ruins.

8. Não desanime

Começar a economizar para a aposentadoria aos 40 significa que você tem um trabalho difícil. Mas não entre em pânico, ainda dá tempo e recuperar o atraso se você se dedicar e planejar.

Tome medidas básicas, como decidir com que idade você deseja se aposentar, calcule o valor mensal que deseja contribuir para a aposentadoria e determine quanto você precisará investir regularmente para atingir essa meta.

Aos 40 anos existe uma força poderosa dentro de você, da qual você pode tirar vantagem. Ao invés de se preocupar com o início tardio, é melhor se concentre em aproveitar ao máximo as décadas restantes que você ainda tem para investir.

Artigo anteriorEstes investidores querem conhecer a sua empresa agora mesmo
Próximo artigoIbovespa (IBOV): primeiro índice para conhecer antes de começar a investir na bolsa de valores