Dicas para considerar antes de comprar ações de uma empresa

Embora eu não seja uma grande investidora, já fiz investimentos modestos em empresas individuais. Além disso selecionar ações de empresas para investir não é algo que eu faça com frequência, mas de vez em quando eu acabo me envolvendo.

E se algum dia você se decidir tentar a sorte selecionando ações, é importante fazer a lição de casa. Você precisa escolher algo que tenha um bom valor, principalmente se pretende manter as ações por um determinado período. Ao selecionar as opções, não deixe de considerar esses 7 fatores antes de decidir investir em uma empresa:

1. Crescimento dos ganhos

Verifique o ganho líquido de receita que uma empresa obteve ao longo do tempo. Procure tendências. O crescimento dos ganhos geralmente aumenta? Mesmo que o aumento não seja grande, uma empresa que tenha um crescimento de lucros estável e consistente ao longo do tempo pode ser uma boa aposta para o futuro.

2. Estabilidade

Toda empresa terá períodos em que as ações perderão valor. Isso é natural, especialmente em tempos de dificuldade econômica e turbulência no mercado. Mas para estar seguro da sua escolha, procure a estabilidade geral no que se refere às condições econômicas: 

Existe uma grande flutuação? Nesse caso, isso pode ser um sinal de alerta. 

Mas se a empresa só parece ter problemas reais quando o resto do mercado está passando por dificuldades, você deve considerar as ações.

3. Força Relativa na Indústria

Fique de olho no setor da empresa. O setor é promissor para o futuro? Se sua resposta for sim, analise melhor a empresa. Qual é a força relativa desta empresa no setor? Ele está bem posicionada em relação a concorrência? Leve em consideração todo o setor e qual a posição da empresa que você está analisando neste mercado.

4. Índice dívida / patrimônio líquido

Todas as empresas têm uma dívida no balanço, mesmo as mais ricas carregam os chamados passivos. Entretanto, você deve ter cuidado com empresas com dívidas muito grandes. 

Observe o balanço da empresa que está sendo analisada e compare o índice dívida / patrimônio líquido. Você precisa escolher uma empresa que tenha mais ativos do que passivos. 

Se você deseja fazer um investimento que provavelmente apresentará um risco menor, considere uma empresa com uma relação dívida / patrimônio de 0,30 ou menos. Você pode olhar para empresas com índices mais elevados se tiver um pouco mais de tolerância ao risco, ou se um índice mais alto for aceitável na indústria (empresas de construção, por exemplo, são conhecidas por índices mais altos, uma vez que usam muito financiamento de dívida).

5. Relação Preço / Lucro

Analise quanto o preço da ação em relação aos seus ganhos. O índice P/L é considerado um dos indicadores mais importantes quando se trata de análise fundamental e investimento em valor. 

Esse índice analisa o preço atual da empresa e o compara com o lucro por ação da empresa. 

Você calcula a relação P / L da dividindo o preço atual da ação pelo lucro por ação. 

Portanto, se uma empresa está negociando a $ 40 por ação, e o lucro por ação é de $ 2,50, a relação P / L é 16. 

Entenda que quanto maior a relação P/L, maior a expectativa de que no futuro o crescimento será maior. Embora você não possa depender somente desse indicador, ele pode ser útil ao comparar uma empresa com outras do mesmo setor.

6. Gestão

Certifique-se que esta empresa é bem administrada, conheça a cultura geral, e saiba se é uma empresa inovadora. Além disso, considere se algum escândalo pode ou não prejudicar a empresa. 

Mas tenha em mente que alguns escândalos podem prejudicar uma empresa apenas no curto prazo. Se houver probabilidade de a empresa se recuperar, você pode conseguir um bom negócio com o preço das ações em meio a esse tipo dificuldade.

7. Dividendos

Uma empresa que paga dividendos geralmente é estável. Entretanto, é necessário cautela com empresas com rendimentos muito elevados. Isso pode ser uma indicação de instabilidade. Além disso, uma empresa que paga muito em dividendos pode não estar reinvestindo na empresa. Procure empresas que pagam dividendos modestos, mas regulares e crescentes ao longo do tempo.

Investir não é fácil e muita análise será necessária, mas se você tem vontade de começar, faça o quanto antes! Hoje em dia existem diversas empresas que prestão assessia de investimentos, que estão focadas na satisfação do cliente. Pesquise e contrate a que mais te proporcionar boa experiência e segurança.