É assim que está funcionando o empréstimo consignado com garantia do FGTS

Se você está precisando de crédito para pagar dívidas, realizar sonhos ou investir em algo, já pode ter pensado em fazer empréstimo consignado. 

Entretanto, esse empréstimo que tem como características juros menor, não era tão acessível, pois o empréstimo consignado tradicional estava disponível apenas para servidores e beneficiários do INSS. Diferente do empréstimo consignado FGTS, que é voltado para trabalhadores com carteira assinada, o seja, aqueles que são contratados em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Para ter acesso a esse empréstimo, é necessário que empresa para quem você trabalha tenha convênio de consignado ativo com o banco que disponibiliza o empréstimo. Outro ponto importante a ser observado, é que o empréstimo consignado FGTS só vale se o seu vínculo empregatício tenha pelo menos 12 meses.

Suspensão do empréstimo consignado com garantia do FGTS

Apesar dos inúmeros benefícios, este tipo empréstimo consignado não teve êxito. Para que outros bancos, além da CEF, pudessem oferecer o empréstimo consignado com garantia do FGTS, foi necessário cobrar taxas, tornando o crédito caro para os clientes.

Isso fez com que a CEF suspendesse temporariamente o crédito e a necessidade do governo estudar outras possibilidade de empréstimo, como usar os valores disponíveis no saque-aniversário.

Antecipação do saque-aniversário

O saque-aniversário permite a retirada anual de dinheiro do FGTS. Dessa forma, se você quiser contratar o empréstimo consignado usando o saque de aniversário como garantia, pode dar como garantia até três anos de saque-aniversário do FGTS, que ficará bloqueado na CEF, banco gestor do FGTS. 

Sendo assim, na data do saque-aniversário, caso o seu empréstimo estiver com parcelas pendentes, a CEF repassa o valor do saque-aniversário do FGTS para o banco que concedeu o empréstimo a você, quitando as parcelas atrasadas.

Isso possibilitou que bancos e instituições financeiras criassem suas próprias linha de crédito com garantia do saque-aniversário. Instituições como o Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Nubank, entre outros já disponibilizam aos clientes a antecipação do saque-aniversário.

Avalie a necessidade de antecipação, pois o dinheiro do FGTS já é seu. Se a situação é de urgência e não existe outra forma de conseguir dinheiro, pesquise qual o juros cobrado pelo banco escolhido para antecipar. Caso não seja urgente, o ideal é esperar a data de aniversário do contrato para retirar integralmente o dinheiro na CEF.