Essas são as principais proteções disponíveis na hora de contratar um Seguro de Vida

Quanto vale a sua vida? Certamente sua resposta será que o valor dela é incomensurável. E quem gosta de viver tranquilamente sabe muito bem que contratar um Seguro de Vida é fundamental.

O Seguro de Vida te ajuda a se proteger e a proteger a sua família contra perdas financeiras. Com ele, você protege seus bens e também pode se proteger em um evento, como em viagens, por exemplo. Existem inúmeras razões para contratar um seguro de vida, como ter suporte financeiro durante emergências no caso de falecimento ou incapacidade momentânea ou permanente.

Mas um Seguro de Vida vai te proporcionar muito mais que tranquilidade, ele pode te garantir um apoio indispensável nos momentos mais complicados da vida.

Quando se fala em Seguro de Vida ou em qualquer produto do ramo, existem diversas coberturas pelas quais você pode optar. Entender como funciona cada uma delas te deixará mais confortável para decidir sobre o melhor produto no seu caso. 

Claro que as diversas empresas de seguro existentes no mercado vai disponibilizar um especialista da área para te ajudar, mas aqui nesse artigo você encontrará informações essenciais para conversar melhor com o seu corretor sobre as principais coberturas.  

Principais coberturas

Os diversos tipos de coberturas do Seguro de Vida auxilia tanto o segurado quanto a família do segurado, bem como os demais beneficiários em casos de falecimento, invalidez, internações, etc. 

Mas de acordo com a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão do governo vinculado ao Ministério de Fazenda e responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros no Brasil, o Seguro de Vida, assim como outros seguros, possui determinadas proteções obrigatórias. Confira quais são:

Morte 

A cobertura por morte que precisa estar em todo plano de Seguro de Vida comercializado e deve cobrir causa acidental ou por qualquer causa, ou seja, quando você contrata um Seguro de Vida uma delas precisa fazer parte da apólice.

Mortes natural ou por doenças como coronavírus, pneumonia, câncer, entre outras, ou ainda morte acidental como acidentes involuntários e violentos garante a indenização dos beneficiários e demais pessoas que o segurado incluir na apólice. Isso garante a segurança e tranquilidade da família, principalmente se o falecido for o principal provedor, garantindo estabilidade após uma perda difícil.

Coberturas adicionais

Elas são contratadas conforme a necessidade do segurado e visam suprir uma necessidade especial, baseando-se no dia a dia e nos riscos mais comuns ao contratante do que a outras pessoas. Conheça as principais: 

Invalidez permanente total por acidente 

Cobre acidentes que causa invalidez causando  paraplegia ou tetraplegia sem reversão. Deve ser comprovada por declaração médica na alta ao segurado. O valor da indenização é proporcional à lesão e pode chegar até o limite previsto na apólice.

Cobertura de majoração

É um complemento importante na proteção básica de invalidez permanente total por acidente, que garante que o segurado receba 100% da indenização no caso de acidente que o impeça de exercer a atividade profissional. 

Existe uma tabela que prevê o percentual de indenização de acordo com o tipo de função afetado no corpo do contratante, com a majoração, o segurado indica a profissão e aponta os membros pelos quais ele deve ser indenizado se não puder mais utilizá-los.

Auxílio-funeral 

Essa cobertura adicional garante que a seguradora contratada reembolse a família ou quem pagou pela cerimônia e sepultamento todos os valores gastos no funeral.

Antecipação por doença terminal 

Ao comprovar uma doença irreversível em fase terminal, existe a possibilidade de fazer a antecipação da indenização por morte. São considerados pacientes terminais os portadores de doenças que esgotaram todas os as possibilidade de tratamentos disponíveis e apresentam estado clínico grave, sem perspectiva de recuperação com expectativa de morte no prazo de seis meses do diagnóstico.

Diárias por incapacidade temporária 

Indicada para profissionais liberais, essa cobertura protege o profissional no caso de acidente ou doença que o impeça de realizar o seu trabalho. Nesta cobertura adicional a seguradora ressarce as diárias que o profissional não consegue realizar dentro de suas expectativas de ganhos.

Despesas médico-hospitalares e odontológicas 

Esta cobertura adicional cobre gastos com tratamentos médicos ou odontológicos decorrentes de acidentes que sejam cobertos e cujo reembolso esteja previsto na apólice. Ao apresentar as notas fiscais do tratamento, o segurado escolher o profissional que quiser dentro do valor previsto.

Se você está em busca de um Seguro de Vida, pesquise as diversas seguradoras e corretores disponíveis no mercado e, além do básico, não deixe de contratar a melhor cobertura adicional que garanta a sua proteção e da sua família.