Esses são os conceitos fundamentais da Economia que você deveria saber

O Investir Seguro é um site de Economia e Finanças onde você sempre encontra notícias, ferramentas e conteúdos sobre investimento, produtos e serviços bancários, dicas e muito mais. Mas nós também temos um compromisso com o nosso leitor e, o principal dele, é a Educação Financeira e conteúdos essenciais sobre Economia.

Para trazer informações confiáveis e relevantes para você, nossa redação está sempre em busca das melhores fontes, pesquisando e te proporcionando os melhores conteúdos.  

É por isso que aqui no Blog de Educação Financeira do Investir Seguro, organizamos esses conteúdos de forma que você consiga entender o progresso de pensamento. Portanto, não poderíamos começar sem te apresentar os conceitos básicos de economia. 

Como você já deve saber, a palavra economia deriva do grego oikonomía.
óikos: casa
nómos: lei

Seu significado é administração de uma casa, ou seja, por ser a sua própria casa, sua empresa, sua cidade, estado ou país.

O objetivo da economia enquanto ciência social é estudar como as pessoas e a sociedade escolhem empregar seus recursos, fruto de algum tipo de produção, que pode ser bens ou serviços e, como elas distribuem isso, a fim de satisfazer suas necessidades.

A base de estudo dessa ciência são: escolha, escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição.

Um dos principais fatores que você precisa entender, é que os recursos são escassos a as necessidades ilimitadas e estão sempre se renovando. 

Os recursos são a mão-de-obra para trabalhar, terra para plantar, água para regar, dinheiro, matéria prima, ou seja, tudo que for necessário para produzir algo.

Já as necessidades humanas podem ser inúmeras, mas as básicas são as fisiológicas, de segurança, social, estima e autorrealização. É por isso que todos nós temos o desejo contínuo de melhorar de vida.

Imagem: Hierarquia de necessidades básicas humanas de Maslow

E é aí que essa equação se complica, pois independente dos recursos da sua família ou do desenvolvimento do seu país, não existe todos os recursos necessários para satisfazer todas as necessidades de todos os indivíduos. 

É nesse momento que temos que entender a escassez, quando os recursos limitados não são suficientes para atender todas as necessidades humanas ilimitadas.

A escassez desses recursos faz com que seja necessário tomar decisões, ou seja, você, quem administra a sua casa ou o seu país precisa escolher entre as alternativas possíveis e distribuir os recursos da melhor forma possível.

Esta é a questão central da Economia e nosso primeiro conteúdo para desenvolvimento do Blog Investir Seguro de Educação Financeira. Nosso objetivo é te envolver em conceitos e teorias, para que sua relação com os seus recursos sejam cada vez melhores. Até a próxima!