Ibovespa (IBOV): primeiro índice para conhecer antes de começar a investir na bolsa de valores

40

Se você está entrando no mundo dos investimentos agora, provavelmente ainda tem muito o que pesquisar e aprender. Mas calma, isso deve acontecer aos poucos, através de tentativa e erros calculados, sem que você fique de cabelos em pé e resolva fugir para as montanhas.

É assim em todo início, com investimentos não seria diferente. Para minimizar erros, você pode contratar a ajuda de um consultor financeiro. Se caso você ainda não estiver nessa fase e ainda estiver estudando as opções, saber o que é o índice Ibovespa será essencial na sua jornada.

O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro. Criado em 1968, consolidou-se como referência para investidores em todo o mundo.

Este índice é reavaliado 3 vezes no ano (janeiro, maio e setembro), resultado da carteira teórica de ativo.

Esta carteira é composta por ações e  units de companhias que atendem aos critérios descritos na metodologia B3. Só podem fazer parte da amostra as ações que já foram negociadas em 80% dos pregões e volume de negócios do mercado de capitais brasileiro.

É possível investir no Ibovespa através dos produtos indexados ao índice, sendo eles Renda Variável, Futuro de Ibovespa, Futuro Mini de Ibovespa, Opções sobre Ibovespa, operação Estruturada de Rolagem de Minicontrato de Ibovespa, Operação Estruturada de Rolagem de Ibovespa, Opção Flexível de Ibovespa e Opção Flexível de BOVA11.

Os ETFs é uma das melhores formas para se investir nos índices da B3.

Glossário:
Ações: parcelas que compõem o capital social de uma empresa.
B3: Bolsa de Valores Oficial do Brasil.
Carteira teórica de ativo: grupo de ações, no qual se fará o investimento teórico representado pelo índice.
ETFs: também chamado de fundo de índice, ETFs é um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação.
Units: ativos compostos por mais de uma classe de valores mobiliários.

Artigo anteriorSe você está começando a sua reserva para a aposentadoria aos 40 anos, considere isto ao investir
Próximo artigoDicas para considerar antes de comprar ações de uma empresa