Quantidade de maquininhas de cartão cresceu de 2018 a 2019

Na última terça-feira (1º), o Banco Central publicou as Estatísticas de Pagamento de Varejo e de Cartões no Brasil, referentes a 2019. Segundo o relatório, existem 123 milhões de cartões de crédito ativos e 132 milhões de cartões de débito ativos. Isso representa um aumento de 18% e 14%, respectivamente, em relação a 2018. Além disso, também houve aumento de 31,8% do número de maquininhas de cartão no Brasil em 2019.

As transações por internet banking e mobile banking continua em ascensão, com aumento de 4% e de 17%, respectivamente, comparado ao ano anterior, o que corresponde a 76% do total de transações realizadas em 2019.Por sua vez, o número de terminais de auto atendimentos em operação reduziu-se em cerca de 3%, encerrando 2019 com 171.284 caixas eletrônicos disponíveis.

Até o final de 2020, o Banco Central deve lançar o Pix, um novo meio de pagamento eletrônico que vai possibilitar o saques, pagamentos e transferências de forma simples e rápida através de QR Code.

“O Banco Central do Brasil está desenvolvendo um projeto para possibilitar a realização de saques nos estabelecimentos comerciais, utilizando a infraestrutura do Pix, o novo meio de pagamento que está sendo construído pelo BC. A possibilidade de sacar em estabelecimentos comerciais vai dar mais opções de saque para toda a população, independentemente da instituição na qual os cidadãos possuam conta, além de trazer mais conveniência. Essa funcionalidade deve estar disponível para a população brasileira no primeiro trimestre de 2021”, analisou Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro.

O relatório também mostrou que houve um crescimento de 35% no número de transações com cartão de crédito e de 20% com cartão de débito. Outro dado interessante apresentado, é que as transações não presenciais com cartões, tanto de débito quanto de crédito também estão em alta. A quantidade de transações com cartão de débito cresceu 1,6% e as com cartão de crédito 24,3%.

Você pode conferir as Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões direto no site do Banco Central.