Saiba tudo sobre o Saque-Aniversário do FGTS

Criado em 2019, o Saque-Aniversário permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do seu aniversário do trabalhador. Para receber o benefício, é necessário optar pela modalidade no app do FGTS.

Como optar 

Para fazer essa opção, você precisa baixar o App FGTS, disponível no App Store, no Google Play ou no site da Caixa, no Internet Banking para clientes Caixa, ou ainda nas Agências da Caixa.

Migrar para a  modalidade Saque-Aniversário não é obrigatório. O trabalhador que não fizer a adesão, permanece na regra do Saque-Rescisão. E o trabalhador que optar pelo Saque-Aniversário até o último dia do mês de seu aniversário, poderá receber o valor no mesmo ano de opção.

Calendário do Saque-Aniversário 2020

Os valores ficam disponíveis para saque até o último dia útil do segundo mês subsequente ao da aquisição do direito de saque. Mas se o trabalhador não sacar o recurso até essa data, o valor volta automaticamente para a conta do FGTS.

Como calcular o valor do Saque-Aniversário?

Ao optar pelo Saque-Aniversário, o trabalhador pode sacar, anualmente, um percentual do saldo do FGTS acrescido de uma parcela adicional. Confira na tabela abaixo:

Voltar ao Saque-Recisão

Se o trabalhador optar pelo Saque-Aniversário e quiser voltar à modalidade Saque-Rescisão pode fazer a alteração qualquer momento, entretanto, a alteração surtirá efeito no 1º dia do 25º mês da solicitação.

Outras movimentações possíveis

Os trabalhadores que fazem a opção pelo Saque-Aniversário também é permitido movimentar a conta do FGTS nas hipóteses previstas em Lei e o saque da multa rescisória, quando devida.